COMPUTAÇÃO VERDE (Green Computing)
Nunca se ouviu falar tanto em como nos últimos anos. Apreocupação com a preservação do nosso planeta leva muitas áreas a buscar juntas soluções pra manter o mundo mais .
A Computação Verde é o termo utilizado para o estudo e práticas do uso eficiente dos recursos computacionais. O objetivo primário é satisfazer o “triple botton line” (equilíbrio no desenvolvimento dos três pilares: econômico, social e ambiental) um aspecto abrangente de valores e critérios para medir o sucesso social e organizacional.
Com foco na sustentabilidade da tecnologia da informação isso engloba principalmente todas as ações de responsabilidade corporativa como a redução de consumo energético, desenvolvimento de sistemas e componentes de baixo consumo, reciclagem, redução de resíduos, produção de componentes atóxicos, entre outros.
DICAS DA COMPUTAÇÃO VERDE
• Substituição de computadores, servidores e periféricos por equipamentos de baixo consumo energético e que não utilizem elementos tóxicos em sua composição.
• Conscientização do público interno para a utilização correta dos equipamentos,como por exemplo, não deixar equipamentos ligados desnecessariamente;
• Montar uma infra-estrutura que exija menos consumo em sistemas de
resfriamento, ar condicionado etc;
• Necessitando o uso, buscar condicionadores de ar de baixo consumo;
Primeira iniciativa de Computação Verde foi a Energy Star EA Energy Star é a um programa conjunto entre a Agencia de Proteção Ambiental e o Departamento de Energia dos Estados Unidos que auxilia na escolha de equipamentos e produtos com melhor eficiência energética gerando economia financeira. Ela surgiu em 1992 introduzindo um programa de rotulagem voluntária destinado a identificar e promover produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário